Mundo

Lula se compromete a repatriar brasileiros da Faixa de Gaza

O grupo de 32 pessoas resgatadas chegou à base aérea de Brasília na segunda (13)

Por Da Redação
Ás

Lula se compromete a repatriar brasileiros da Faixa de Gaza

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na segunda-feira (13), o empenho do governo brasileiro em utilizar todos os meios diplomáticos disponíveis para trazer os brasileiros e seus familiares que ainda se encontram na Faixa de Gaza, região afetada por uma incursão militar de Israel.

Lula recebeu um grupo de 32 pessoas da Faixa de Gaza na base aérea de Brasília, assumindo o compromisso de facilitar o retorno daqueles que desejam voltar ao Brasil. Em um pronunciamento, o presidente destacou a disposição em resgatar qualquer brasileiro na região e criticou tanto o grupo Hamas quanto Israel pela guerra iniciada em 7 de outubro, resultando em mais de 11 mil mortes. "Não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim", afirmou o presidente.

Lula condenou a violência cometida por ambas as partes no conflito, classificando a resposta de Israel como letal, especialmente contra crianças e mulheres inocentes. Ele acusou Israel de "matar pessoas inocentes sem qualquer critério" na Faixa de Gaza, questionando o bombardeio em áreas com presença de civis.

O presidente brasileiro também relembrou sua tentativa anterior, enquanto estava na presidência do Conselho de Segurança da ONU, de aprovar uma resolução para uma pausa humanitária no conflito, que foi vetada pelos Estados Unidos.

O grupo de 32 pessoas resgatadas chegou à base aérea de Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira, cedido pela Presidência da República. Composto por 22 brasileiros e dez palestinos (parentes dos brasileiros), o grupo inclui 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Em Brasília, eles receberão assistência médica, psicológica e regularização documental antes de seguir para seus destinos no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário