Lula tem encontro com príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro
Delegação saudita sinalizou interesse em mais investimentos no Brasil e deve vir analisar obras do PAC
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o primeiro-ministro saudita Mohammed Bin Saalman, o mesmo que deu a joias para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na conversa, a delegação saudita sinalizou interesse em mais investimentos no Brasil e virá ao país para conhecer a carteira de projetos do Novo PAC. A agenda será discutida pelos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.
O Novo Pac, lançado em 11 de agosto, espera receber investimentos de 1,7 milhões em obras de infraestrutura em todo país, com possibilidade de investimento estrangeiro.
O encontro entre Lula e Mohammed bin Salman ocorreu no domingo, imediatamente após a conclusão da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, realizada em Nova Delhi, Índia. Originalmente, a reunião estava agendada para o sábado, mas foi cancelada devido a uma situação inesperada na delegação saudita, conforme informou o Palácio do Planalto.
Lula deu boas-vindas à Arábia Saudita, novo membro do BRICS. A nação árabe faz parte do grupo de seis novos integrantes oficializados no bloco de nações emergentes em agosto – juntamente com a Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã – durante a cúpula de Joanesburgo.
O presidente também abordou as relações comerciais crescentes entre as duas nações. No ano de 2022, o montante total das transações comerciais atingiu a marca de US$ 8,2 bilhões.