Lula usa tarifa dos EUA para mirar Tarcísio e reagir à queda de popularidade
Presidente pode enfrentar governador de São Paulo nas urnas em 2026

Foto: Ricardo Stuckert /PR
Em meio à queda de popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem usado o desgaste causado pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como munição política para criticar adversários que apoiaram o chamado tarifaço.
Durante entrevista ao Jornal da Record, na terça-feira (10), Lula alfinetou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como seu possível adversário nas eleições de 2026. Até então, ambos mantinham uma relação institucional considerada respeitosa.
“O seu Tarcísio não vai tentar esconder o chapéuzinho do Trump, não. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de cordeiro por aí”, disse o presidente.
A tarifa imposta pelos Estados Unidos ao Brasil foi articulada com o apoio do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na tarde de quarta-feira (9), em meio à repercussão negativa da medida, Tarcísio de Freitas viajou a Brasília e se reuniu com Bolsonaro em uma churrascaria da capital federal. O encontro, realizado em clima amistoso, foi registrado e divulgado nas redes sociais do governador.
Leia também: