Brasil

Lula viaja a Roraima para visitar indígenas Yanomami

Visita neste sábado (21) é feita após informações sobre “situação de desnutrição” de crianças da comunidade no estado

Por Da Redação
Ás

Lula viaja a Roraima para visitar indígenas Yanomami

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu visitar Roraima, na manhã deste sábado (21), após receber informações de “absurda situação de desnutrição” de crianças indígenas Yanomami no estado.

A viagem para o norte do Brasil é realizada um dia antes da primeira agenda internacional de Lula desde que tomou posse para o terceiro mandato como presidente da República, há pouco menos de três semanas.

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã, viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, destacou Lula nessa sexta-feira (20), por meio de suas redes sociais.

É esperado que o chefe de Estado anuncie, durante a viagem, um hospital de campanha para o atendimento em Boa Vista. O objetivo do governo é atender os indígenas que já estão na capital e, em seguida, transportar outros entre a terra Yanomami e Boa Vista para que sejam examinados e tratados. O governo ainda avalia a construção de bases de atendimento médico na própria terra Yanomami no futuro.

Conforme o Palácio do Planalto, o presidente Lula viaja para Roraima junto aos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.

“Também integram a comitiva o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba”, diz o comunicado do Planalto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.