Lula viaja hoje para participar da cúpula do G20, na Índia

Durante encontro presidência do grupo será transferido para o Brasil

Por Da Redação
Ás

Lula viaja hoje para participar da cúpula do G20, na Índia

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (07) para Nova Delhi, na Índia, onde participará da 18ª Cúpula do G20. 

A programação oficial da cúpula prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão tópicos como: desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas e emissão zero líquida de carbono.

Ainda na reunião, ocorrerá a formalidade de transferência da presidência do grupo, atualmente com a Índia, para o governo Brasileiro, que só deve assumir a partir de dezembro.

O presidente Lula está programado para realizar discursos durante as duas sessões iniciais e na sessão de encerramento do evento. Durante o encerramento, é esperado que ele compartilhe suas perspectivas sobre o futuro da liderança brasileira no G20.

Na terça-feira (5), Lula já havia ressaltado um acordo conjunto entre o Brasil e a Índia relacionado a combustíveis renováveis e a luta contra a disparidade econômica, temas que provavelmente serão os focos centrais de suas intervenções ao longo do evento.

A Presidência do Brasil vai até o fim de 2024. No ano que vem, uma nova Cúpula do G20 será realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. 

O G20 é formado por 19 países dos 5 continentes, mais a União Europeia, unindo nações consideradas desenvolvidas e em desenvolvimento. Fazem parte: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Entretanto, o grupo encontra-se dividido, e é altamente improvável que consiga alcançar uma concordância, mesmo no que diz respeito à redação da declaração final da Cúpula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário