• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula volta ao Brasil com missão de alinhar governo para enfrentar crise provocada por fraudes no INSS

Lula volta ao Brasil com missão de alinhar governo para enfrentar crise provocada por fraudes no INSS

Neste momento, a ordem do presidente é priorizar devolução do dinheiro das vítimas

Por Da Redação
Ás

Lula volta ao Brasil com missão de alinhar governo para enfrentar crise provocada por fraudes no INSS

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após ficar um pouco mais de uma semana em viagens à Rússia e à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao Brasil na noite de quinta-feira (15) e já tem a missão de tentar controlar a crise no governo provocada pelo escândalo de fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Neste momento, Lula tenta alinhar o discurso de enfrentamento do governo. Embora alguns concordem em atribuir o início da fraude à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), outros aliados do presidente divergem quanto à participação do governo nas investigações do Legislativo.

Outra linha para tentar desassociar a gestão de Lula da fraude é a participação na Comissão Parlamentar Mista (CPMI) de Inquérito, que pode ser aberta no Congresso Nacional para investigar o caso. Internamente, porém, não há consenso sobre a presença do governo no colegiado.

A ordem de Lula aos ministros e autoridades envolvidas na resolução da crise é priorizar o reembolso das vítimas dos desvios. Na última quarta (14), o sistema do INSS foi aberto para aposentados e pensionistas informarem se os descontos nos benefícios foram autorizados. Ainda não há data para a devolução dos valores, que podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Leia também:

Lula diz ter pedido a Putin fim da guerra na Ucrânia e retorno à política

Lula desembarca na Rússia para a comemoração dos 80 anos do Dia da Vitória

Na Rússia, Lula volta a criticar tarifaço dos EUA e reforça interesse em parceria na área de energia

China investirá US$ 27 bilhões a mais no Brasil, anuncia Lula

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário