• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mães menores de idade e pais solteiros vão ter direito ao auxílio emergencial
Brasil

Mães menores de idade e pais solteiros vão ter direito ao auxílio emergencial

A proposta aguarda sanção do presidente da República

Por Da Redação
Ás

Mães menores de idade e pais solteiros vão ter direito ao auxílio emergencial

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As mães menores de idade e os pais chefes de família monoparentais devem entrar para o grupo de brasileiros aptos a receber o auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a pasta emitiu um parecer favorável ao tema. Ele fez essa declaração à comissão mista do Congresso Nacional destinada a acompanhar as medidas de enfrentamento da covid-19.

Segundo Lorenzoni, a expectativa é de que o presidente Jair Bolsonaro sancione “o mais rápido possível” a proposta aprovada pelo Congresso, sem vetos, que concede o benefício a esses dois grupos. Ele esclareceu aos parlamentares que apesar estar “no horizonte” da pasta, não há ainda nenhuma definição sobre a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial, previsto para acabar em junho.

Invisíveis

O chefe da pasta da Cidadania lembrou que quando foram feitas as primeiras projeções de quantos brasileiros poderiam receber o auxílio, com base em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), era em torno de seis a oito milhões de invisíveis no Brasil. “Nós encontramos mais de 21 milhões de invisíveis. É muito maior do que a gente imaginava, e essa foi também uma das razões para que a gente buscasse a suplementação orçamentária que o governo fez na semana passada, para que a gente pudesse completar a primeira parcela”, explicou.

Ainda segundo ele, com os invisíveis, o Brasil terá próximo a 25 milhões de pessoas com contas digitais. “Hoje a gente tem a conta dessa pessoa, a sua composição familiar, a sua residência, o seu CPF. Quer dizer, são pessoas para as quais, passado esse episódio da pandemia, nós vamos desenvolver aqui, e vamos fazer isso junto com o Parlamento brasileiro, programas de estímulo ao empreendedorismo, de aperfeiçoamento, de acesso ao microcrédito; [vamos] poder chegar perto dessas pessoas para que elas possam se desenvolver”, disse.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário