Mães solo enfrentam rotinas exaustivas durante a pandemia da Covid-19

Psicóloga dar dicas de como manter o equilíbrio emocional

Por Da Redação
Ás

Mães solo enfrentam rotinas exaustivas durante a pandemia da Covid-19

Foto: Reprodução / UFRGS

As mães solos estão enfrentando uma rotina difícil durante a pandemia da Covid-19. Com a necessidade do isolamento social, elas têm que dar conta de trabalhar em home office, aula remota dos filhos, afazeres domésticos, tudo isso sem uma rede de apoio. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 11 milhões de mães solo no Brasil. Ser mãe solo é ser responsável por cuidar dos filhos, além de ter que conciliar trabalho e a garantia da parte financeira da família. 

Ainda segundo o instituto, há cinco anos, em Salvador e Região Metropolitana, uma em cada cinco famílias era chefiada por mãe solo (o maior percentual do país).

Outro fator que algumas mães solo estão enfrentando é a falta de emprego. Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, no terceiro trimestre de 2020, 8,5 milhões de mulheres tinham deixado o mercado de trabalho em comparação ao mesmo período anterior. À época, mais da metade da população feminina com 14 anos ou mais estava fora do mercado de trabalho.

A jornalista e servidora pública, Bárbara Lima, mãe de Caio, de seis anos, está enfrentando uma rotina exaustiva desde o início da pandemia. “Meu maior desafio foi ter saído da minha rotina e dar conta dos papéis de mãe, dona de casa e servidora pública home office, tentando manter o equilíbrio com meu filho, é dar conta de muitas tarefas”, disse.

Para a psicóloga Gisela Durão afirma que as mães solo já tem uma carga de trabalho bastante alta. A pandemia veio escancarar essa dificuldade, e acrescentar o fator isolamento que pode ser bastante adoecedor. 

“Fora da pandemia se pode contar com a ajuda eventual de um familiar, ou vizinho ou amigo. E essa ajuda agora é mais escassa pois precisamos nos resguardar. Além disso a falta de interação social pode deixar a sensação de que elas precisam dar conta de tudo sozinhas, já que no momento está sendo assim. Não ter alguém para dividir as tarefas e as angustias pode ser muito estressante, aumentar a ansiedade, e a sensação de responsabilidade. Aumentando ainda mais o fardo que elas já carregam”, pontuou.

Solidão e saúde mental

As mães solo enfrentam ainda além do cansaço físico, o cansaço mental. Pesquisas apontam que houve aumento de casos de estresse, depressão e transtornos de ansiedade neste grupo. 

Bárbara Lima afirma que a rotina é exaustiva e solitária. “Em grande parte desse período pandêmico, fomos só eu e ele [o filho], sem folgas, sem paradas pra respirar,  sem poder nem adoecer, porque era apenas eu para dar conta. Aulas on line, ligações do trabalho, o lanche do filho, a roupa pra lavar, a casa para manter limpa... multitarefas de um dia q se prologaram por mais de u ano, deixando o corpo e a mente cansados”, frisou.

Para Gisela Durão, o cansaço físico e emocional pode desgastar ainda mais as mães. “Isso acontece, principalmente, para aquelas que tem filhos pequenos e demandam uma maior atenção. Então, é preciso estar atenta, redobrar os cuidados com a saúde física e mental para dar conta de tantas questões que a pandemia acabou escancarando”, orienta.

Dicas

A psicóloga deu algumas dicas de como amenizar esta sofrida rotina das mães solos durante a pandemia da Covid-19:

Criar uma rotina, mas não ser escravo dela.
Fazer alguma atividade que lhe dê prazer, ou relaxe.
Buscar ter um tempo para si, mesmo que curtos. Um banho relaxante, enquanto houve música. Um alongamento antes de começar o trabalho, um ritual de relaxamento pra dormir. 
Escrever seus sentimentos para ser uma forma de colocá-los para forma, e poder refletir sobre eles posteriormente.
Buscar uma ajuda profissional 

A mãe solo, Bárbara, disse ainda que tem buscado ajuda na psicoterapia. “Precisamos ter o entendimento de que não precisamos dar conta de tudo, e não vamos dar. E que mesmo assim está tudo bem falhar. Faz parte do processo porque ser mãe, mulher e chefe de família são funções que nem uma super heroína conseguiria dar conta sem dar uma surtada no caminho”.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário