Michel Telles

Maior bloco afro do mundo marca presença na CASACOR BA pelas mãos de Vitor Martins!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Maior bloco afro do mundo marca presença na CASACOR BA pelas mãos de Vitor Martins!

Foto: Divulgação Assessoria

O Studio Ébano, criado pelo arquiteto Vitor Martins (@arquiteto_vitormartins), ganha destaque na CasaCor Bahia 2024 pela homenagem ao Ilê Aiyê, bloco afro que celebra 50 anos de resistência cultural e valorização da negritude. Esta é a sua terceira participação na mostra e traz junto com ele uma parceria de sucesso ao longo desses anos, a New Móveis Planejados Salvador (@newmoveissalvador), franquia comandada pelo casal de empresários Simone Andrade e Helder Freitas, que tiveram todo carinho em acompanhar pessoalmente a produção do material solicitado pelo profissional. Diante do tamanho sucesso dessa edição da mostra, os empresários decidiram promover um coquetel na terça-feira (05) para parabenizar o profissional pelo lindo projeto e o bloco Ilê Aiyê com sua história de resistência e ancestralidade. O evento está marcado para acontecer às 18h30, no emblemático Othon Palace da Bahia, e terá uma lista de convidados seletos formados por personalidades e autoridades. Os convidados terão a oportunidade de fazer uma reflexão no ambiente sobre a rica tradição cultural do bloco através das cores e elementos simbólicos, dando a eles uma percepção sobre o legado do Ilê em uma experiência estética e emocional.

SOBRE O AMBIENTE:

Inspirado pela história e identidade do Ilê Aiyê, o Studio Ébano abraça as cores marcantes do bloco — vermelho, amarelo e preto — para criar uma atmosfera única. Com uma paleta mais neutra no mobiliário, Vitor cria amplitude e harmonia, enquanto a parede e o teto pintados da mesma cor da marcenaria (@newmoveissalvador), reforçam uma sensação de continuidade e conforto no ambiente compacto. Cada detalhe foi pensado para exaltar a brasilidade e a essência baiana, provando que é possível viver de forma prática e confortável em um studio de 45m², sem perder a conexão com a cultura.

Entre as obras de arte do espaço, encontram-se trabalhos de grandes artistas baianos, como Alberto Pitta e J Cunha, além de uma fotografia de Pedro Ariel. Um elemento de destaque é o turbante confeccionado por Dona Dete Lima, uma das fundadoras e estilista do Ilê Aiyê, que traz autenticidade e respeito à ancestralidade afro-brasileira. Além disso, a cabeceira da cama, assinada por Vitor, foi inspirada nas estampas dos tecidos que o Ilê lança a cada ano, sendo uma releitura criativa do legado visual do bloco.

A conexão com o tema “De Presente, o Agora” se torna evidente, já que Vitor Martins traduz a relevância cultural do Ilê Aiyê para as gerações futuras. Em uma solução arquitetônica engenhosa, ele transformou a área técnica do Othon em uma varanda, aproveitando o arco característico da construção. Essa adaptação valoriza a arquitetura do prédio e traz um olhar contemporâneo para o ambiente, ao mesmo tempo em que se conecta com a história do local.

A sustentabilidade também integra o conceito com a reutilização de metais antigos para construir uma divisória entre o quarto e o banheiro, solução que reforça o compromisso do arquiteto com práticas mais conscientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.