• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar, diz pesquisa
Saúde

Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar, diz pesquisa

No Brasil, a obesidade acomete mais de 60% da população

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), em fevereiro deste ano, mostra que oito em cada dez pessoas com obesidade já sentiram algum tipo de constrangimento em razão do excesso de peso, sendo que a maioria afirma ser vítima de discriminação pelo menos uma vez ao mês.

Além disso, 72% dos entrevistados afirmaram que o ambiente familiar é o mais hostil em relação a episódios de constrangimento por conta do peso. O levantamento, que foi realizado pela internet com 3.621 pessoas, identificou também que, depois do ambiente familiar, os locais onde pessoas com obesidade sentem mais preconceito são lojas e comércio em geral (65,5%), seguido por situações de discriminação no médico (60,4%) e no trabalho (50,7%).

A endocrinologista Maria Edna de Melo, coordenadora do Departamento de Obesidade da SBEM, disse que o constrangimento e o preconceito não atingem somente as pessoas obesas. Para minimizar o grande impacto dessa doença na saúde dos brasileiros, ela aposta na ampliação do conhecimento sobre o tema e na oferta do cuidado adequado.

"As pessoas precisam entender a obesidade como uma doença, entender que não é escolha, que as pessoas que têm obesidade buscam, diariamente, melhorar sua alimentação, tentar melhorar sua saúde. Para a população com obesidade, em geral, essa é uma tentativa de todo dia. Se não fosse uma doença, seria fácil. Mas não é. Fica muito difícil controlar o impulso pela comida, porque tem comida em todo lugar”, afirmou Melo, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer. Além disso, a pasta aponta que, no Brasil, o excesso de peso acomete mais de 60% da população, sendo que cerca de 20% dos adultos já estão com obesidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário