Maior erupção solar já vista é registrada por sonda Solar Orbiter

Projeto em conjunto entre ESA e Nasa mostrou imagem única e disco solar completo

Por Da Redação
Ás

Maior erupção solar já vista é registrada por sonda Solar Orbiter

Foto: Solar Orbiter/EUI Team/ESA/NASA

A sonda Solar Orbiter flagrou, na última terça-feira (15), a maior erupção solar já vista. Fruto de projeto em conjunto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA), o objeto gerou uma imagem única e mostrou também o disco solar completo.

A erupção se estendeu por milhões de quilômetros no espaço, mas não veio em direção à Terra.

"Na verdade, está viajando para longe de nós. Não há sinal da erupção no disco solar voltado para a espaçonave, o que significa que deve ter se originado do lado do Sol voltado para longe de nós", afirmou a ESA em comunicado.

As imagens foram registradas pelo 'Full Sun Imager' (FSI), projetado para olhar para o disco solar completo mesmo quando estiver passando muito próximo do Sol. Outros telescópios espaciais também observam a atividade solar, com frequência, mais perto do Sol ou mais longe - bloqueando o brilho do disco do Sol para permitir imagens detalhadas.

Assim, a imagem feita agora pela Solar Orbiter é inédita, já que unifica o campo de visão junto ao disco solar.

Outras missões espaciais também estavam assistindo ao evento, como a sonda Solar Parker, da Nasa. Os registros somados ajudam a ampliar as possibilidades de estudo.

No comunicado publicado, a ESA reafirma que "embora este evento não tenha enviado uma explosão de partículas mortais em direção à Terra, é um importante lembrete da natureza imprevisível do Sol e da importância de compreender e monitorar seu comportamento".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário