• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Maior operação de combate ao desmatamento da Mata Atlântica começa em 17 estados
Brasil

Maior operação de combate ao desmatamento da Mata Atlântica começa em 17 estados

Bahia está entre os estados com maior área desmatada

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Maior operação de combate ao desmatamento da Mata Atlântica começa em 17 estados

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A maior operação nacional de fiscalização contra o desmatamento no bioma Mata Atlântica, teve início nesta segunda-feira (16). A ação, realizada simultaneamente em 17 estados, tem como objetivo identificar e punir a supressão ilegal de vegetação nativa. Intitulada "Operação Mata Atlântica em Pé", esta é a sétima edição da iniciativa coordenada pelos Ministérios Públicos Estaduais em parceria com órgãos ambientais. A operação seguirá até o dia 27 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas desmatadas e as infrações encontradas.

Na Bahia, equipes do Ministério Público Estadual (MPBA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão atuando em 20 municípios, desde o extremo sul ao litoral norte do estado. Segundo o promotor Augusto César Matos, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), a preservação da Mata Atlântica é uma prioridade da atual gestão do MPBA. O estado, no entanto, foi o segundo com maior área desmatada no período de 2022 a 2023, com 5.719 hectares destruídos.

Dados divulgados pela operação nacional do ano passado apontaram que 17.931 hectares de vegetação nativa foram desmatados ilegalmente em todo o país. As ações de fiscalização resultaram na aplicação de R$ 82 milhões em multas. Este ano, a expectativa é ampliar o uso de tecnologias de monitoramento remoto, como o projeto MapBiomas, que utiliza imagens de satélite para identificar áreas degradadas.

O bioma Mata Atlântica, que cobre diversas regiões do país, sofreu uma redução de 14.697 hectares entre 2022 e 2023, de acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Embora o número represente uma queda de 27% em relação ao período anterior, estados como Piauí, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul concentraram 90% do desmatamento.

Os resultados finais da operação de 2024 serão divulgados no dia 27 de setembro em uma transmissão online promovida pelos órgãos responsáveis. A operação visa não só punir os crimes ambientais, mas também incentivar a recuperação de áreas degradadas, com foco na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário