Maiores bancos do Brasil não preveem mais corte de juros pelo Copom nesta semana
Reunião do comitê para discutir selic será realizada na próxima quarta (19)
Foto: Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pelo presidente e diretores da instituição, se reúne na próxima quarta-feira (19) para discutir a taxa Selic. A expectativa entre os quatro maiores bancos do brasil é que não seja determinado o corte nos juros pelo comitê.
Com isso, Itaú, Bradesco, Santander e BTG Pactual acreditam que a taxa Selic permanecerá no atual patamar de 10,50% ao ano.
Na semana passada, a maior parte das instituições financeiras consultadas pelo BC ainda não tinham migrado para essa posição. Em sua maioria, eles apostavam em uma redução da taxa de 0,25 ponto percentual, para 10,25% ao ano, na reunião do Copom desta semana.
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil (BC) para controle da inflação. A taxa básica de juros é referência para todas as demais taxas de juros do país — tais como aquelas incidentes sobre empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.