Maioria da população é contra o fim do parcelamento sem juros no cartão de crédito, aponta pesquisa
Levantamento ainda indica que o cartão de crédito é a principal escolha para os indivíduos em caso de imprevistos e urgências

Foto: Freepik
A maioria dos brasileiros é contra o fim do parcelamento sem juros no cartão. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, que analisou quais seriam as consequências de um possível fim do parcelamento sem taxas no cartão de crédito.
De acordo com o levantamento, 67% da população é contra o fim do parcelamento sem juros no cartão de crédito. Entre os usuários da forma de pagamento, este número é ainda maior, chegando a 77% dos entrevistados.
Além disso, 78% dos entrevistados indicaram que comprariam menos se não pudessem parcelar sem juros, os principais afetados seriam itens de maior custo como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, hospedagens, educação, cursos e passagens aéreas.
Ao contrário do que acreditam os defensores do fim do parcelamento sem juros, que afirmam que a medida diminuiria a inadimplência, 80% das pessoas ouvidas declararam que teriam mais dívidas se a modalidade acabasse.
O levantamento ainda indica que o cartão de crédito é a principal escolha para os indivíduos em caso de imprevistos e urgências.
A pesquisa do Instituto Locomotiva entrevistou mil pessoas com mais de 18 anos entre 30 de agosto e 11 de setembro de 2023.