Maioria do STF decide manter realização do concurso da PF
Prova está marcada para este domingo (23)
Foto: Agência Brasil
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para manter a realização do concurso da Polícia Federal (PF), marcado para acontecer neste domingo (23).
Votaram a favor da manutenção os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux. O único voto contrário é do ministro e relator do caso, Edson Fachin.
A votação foi feita após o Ministério Público Federal (MPF) de Sergipe entrar com uma ação na Justiça para o adiamento do concurso em todo o país sob alegação do agravamento da pandemia da covid-19 no país e a aglomeração que a realização da prova poderá gerar.
Em voto, o ministro Nunes Marques argumentou a atuação da PF como serviço essencial, o que, segundo ele, ressalta a realização da prova para admissão de novos agentes.
“Ressalto que a Polícia Federal exerce atividade essencial, o que indica, por si, a urgência necessária na realização das provas; provas as quais, ressalte-se, já foram adiadas para maio justamente em razão da pandemia”, disse Nunes Marques.
Ao todo, 321.014 candidatos estão confirmados para fazer a prova.