Política

Maioria dos brasileiros não aprova governo Lula, aponta pesquisa Atlas

Segundo dados, a aprovação de Lula saiu de 52% em janeiro para 47% em março

Por Da Redação
Ás

Maioria dos brasileiros não aprova governo Lula, aponta pesquisa Atlas

Foto: Agência Brasil

Uma nova pesquisa Atlas Intel divulgada, nesta quinta-feira (7), aponta que pela primeira vez desde o início do mandato, a maioria dos brasileiros não aprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

De acordo com os dados apresentados, a aprovação de Lula saiu de 52% em janeiro para 47% em março. Já reprovação saiu de 43% em janeiro, para 46% em março, 7% dos entrevistados não souberam responder frente os 6% do levantamento anterior. 

A avaliação positiva do governo também registrou queda, desta vez de quatro pontos percentuais, enquanto cresceram as avaliações negativas e regulares. De acordo com a pesquisa, 40% dizem reprovar o governo (em janeiro, esse índice era de 39%). Os que aprovam são 38% ( no levantamento anterior eram 42%), enquanto mais de 18% dos brasileiros avaliam a gestão como regular (em janeiro, eram 16%). Cerca de 3% não souberam ou não quiseram responder a pesquisa. 

Pelo fato da margem de erro da pesquisa ser de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a desaprovação supera a aprovação apenas numericamente.
 

Mais da metade dos brasileiros, 53%, avaliaram como ruim a situação econômica no País, ante 28% que a considera ‘boa’ e 19%, que considera normal. No entanto, a expectativa da maioria, é que o cenário melhore nos próximos seis meses, 50% de otimistas, contra 42% que projetam pioras e 9% que esperam uma situação estável.

Corrupção, pobreza e criminalidade e o tráfico de drogas figuram como os problemas mais citados pelos entrevistados. Economia, inflação e polarização política também foram mencionados. 

Áreas antes bem avaliadas também sofreram quedas relevantes. A taxa dos que consideram o desempenho do Governo Federal como ótimo ou bom na área de relações internacionais caiu 9 pontos percentuais, saindo de 47% em janeiro para 38% em março. A área de segurança pública também registrou queda, saindo de 40% em janeiro para 28% em março. 

O levantamento foi realizado pelo Atlas entre os dias 2 e 5 de março, através do processo de recrutamento digital aleatório. Ao todo, foram ouvidas 3.154 pessoas. A pesquisa possui 95% de confiança e uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário