Mais da metade da população mundial sofre com dor de cabeça, aponta estudo
Presença de enxaqueca é 18% entre os entrevistados
Foto: Reprodução
Um grupo de cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revisou os números sobre ocorrência de enxaqueca na população global e e concluiu que 52% das pessoas relataram ter dor de cabeça ao menos uma vez por ano. O resultado é maior que os 35% estimados pela Global Burden of Disease (GBD), que mapeia o impacto internacional de diferentes doenças e serve de referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O trabalho reuniu 357 estudos epidemiológicos de todo o mundo para analisar o cenário. Depois de aplicar diversas correções estatísticas, a estimativa cresceu em relação aos cálculos da GBD.
Conforme os números, a enxaqueca afeta 14% da população global, e as dores de cabeça com alta frequência (por mais de 15 dias por mês) prejudicam a vida de 4,6% das pessoas.
O estudo apontou que, geneticamente, homens e mulheres têm a mesma tendência a ter enxaqueca. Porém, a doença é facilitada pelo estrogênio, o hormônio feminino, enquanto a testosterona masculina tem ação “protetora”. Por isso, a partir da puberdade, a mulher fica mais suscetível às crises.