• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais da metade da população reside em estreita faixa litorânea, aponta IBGE

Mais da metade da população reside em estreita faixa litorânea, aponta IBGE

Dados do Censo 2022 revelam concentração populacional ao longo do litoral e fronteira do país

Por Da Redação
Ás

Mais da metade da população reside em estreita faixa litorânea, aponta IBGE

Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil

A divulgação do Censo 2022 Agregado por Setores Censitários Preliminares - População e Domicílios pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a maior parte dos brasileiros, cerca de 54,8%, reside em uma estreita faixa de apenas 150 quilômetros de largura ao longo do litoral do Brasil. Essa concentração contrasta com os 45,6% que vivem no restante do país.

Além da faixa litorânea, o estudo destacou outra região de 150 quilômetros ao longo da fronteira do Brasil com outros países da América Latina, onde residem 9.416.714 brasileiros, representando 4,6% da população total. No centro do país, excluindo as faixas da fronteira e do litoral, estão 83.157.078 pessoas, correspondendo a 41% dos brasileiros. No total, 111.277.361 pessoas residem no litoral.

Os setores censitários, unidades territoriais de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE, oferecem informações territoriais detalhadas em níveis regionais. São 452.338 setores censitários delimitados pelo IBGE, proporcionando uma visão mais detalhada das áreas do país.

Os pesquisadores destacaram a importância desses dados para o poder público, pesquisadores e universidades, pois permitem análises em nível local. Um exemplo citado foi a Avenida Brasil, onde foi determinada uma faixa de 500 metros de cada lado, abrangendo 999 setores censitários, onde residem 486 mil pessoas, distribuídas em 219 mil domicílios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário