Mais da metade dos empregos do país estão ameaçados pela tecnologia

Trabalhadores correm o risco de ser substituído por um robô ou sistema de inteligência artificial

Por Da Redação
Ás

Mais da metade dos empregos do país estão ameaçados pela tecnologia

Foto: Agência Brasil

As novas tecnologias que vão chegar ao mercado pode gerar profundas transformações no mercado de trabalho do Brasil. Uma pesquisa feita pelo Laboratório do Futuro, Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que em cada uma das 5.570 cidades espalhadas pelo país, pelo menos metade dos empregos serão altamente impactados até 2040. Automação é o setor que mais sofre, 27 milhões de trabalhadores em risco.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde fica a maior parte dos setores de indústria e serviços, serão as que mais vão sentir os impactos. Cerca de 70% das vagas serão impactadas. No Norte e Nordeste, por sua vez, sentirão menos, devido pois sua economia depende de atividades primárias, pouco sujeitas à automação. 

A pesquisa feita pela UFRJ foi realizada com base na metodologia desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido em 2017. Os cálculos para a realidade brasileira são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do governo federal, que monitora o trabalho formal no país.
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário