Brasil

Mais da metade dos internados em UTI tem menos de 60 anos

Essa é a primeira vez que média de idade é registrada no país, segundo Fiocruz

Por Da Redação
Ás

Mais da metade dos internados em UTI tem menos de 60 anos

Foto: Reprodução/CNN

De acordo com o Boletim Observatório Covid-19, divulgado ontem (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as notificações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram. Ainda segundo o relatório, outro dado que preocupa é que, pela primeira vez no Brasil, a mediana da idade de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) ficou abaixo de 60 anos. 

“Diferentemente das últimas semanas, mais da metade dos casos de internação hospitalar e internação em UTI ocorreram entre pessoas não idosas. Em relação aos óbitos, embora a mediana ainda seja superior a 60 anos, ao longo deste ano, houve queda num patamar de 10 anos. Os valores de mediana de idade dos óbitos foram, respectivamente, 73 e 63 anos”, diz o boletim.

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), que vinham mantendo tendência de queda lenta, apresentaram entre 10 e 17 de maio pequenas elevações em diversos estados e capitais brasileiras.

A análise comparou a Semana Epidemiológica 1 (3 a 9 de janeiro) e a 18 (2 a 8 de maio) de 2021 e verificou que a mediana da idade das internações hospitalares (idade que delimita a concentração de 50% dos casos) foi de 66 anos na SE 1 para 55 anos na SE 18. Já a mediana de idade de internações em UTI foi de 68 anos na SE 1 para 58 anos na SE 18.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário