Mais de 1,4 milhão de brasileiros ficam sem pagamento do Bolsa Família em maio
Bloqueio do benefício ocorreu devido a erros nos cadastros
Foto: Agência Brasil
Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mostram que 1,4 milhão de pessoas tiveram o recebimento do Bolsa Família cancelado, suspenso ou bloqueado em maio. De acordo com a pasta, o bloqueio do benefício ocorreu devido a erros nos cadastros, como divergências sobre a composição familiar e o rendimento declarado.
Das famílias que não receberam o benefício neste mês, 988.308 tiveram o pagamento bloqueado. O bloqueio foi aplicado em duas situações: na ocorrência da morte de um dos membros do grupo familiar ou após a identificação de inconsistências relacionadas à composição familiar e na Averiguação Cadastral Unipessoal.
Em maio, aproximadamente 280.579 famílias tiveram seu benefício suspenso, por receberem mais de um auxílio ao mesmo tempo. Quando há divergência entre o rendimento familiar declarado no Cadastro Único e as informações encontradas em outras bases de dados do governo, o benefício é cancelado, situação que afetou cerca de 181.875 famílias neste mês. Em maio, o valor total dos repasses do programa foi de R$ 14,2 bilhões, o maior da história, beneficiando 21,2 milhões de famílias.