• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mais de 1 milhão de declarações do IR foram entregues na Bahia na manhã desta terça (31)
Bahia

Mais de 1 milhão de declarações do IR foram entregues na Bahia na manhã desta terça (31)

Hoje é o último dia para os contribuintes enviarem o documento à Receita Federal

Por Da Redação
Ás

Mais de 1 milhão de declarações do IR foram entregues na Bahia na manhã desta terça (31)

Foto: Reprodução

Termina às 23h59min59s (horário de Brasília) desta terça-feira (31), o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda. Na Bahia, até as 11h de hoje, já foram entregues 1.289.231 documentos. A expectativa da Receita Federal é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 1.377.470 declarações no Estado. 

É importante pontuar que o contribuinte que não entregar a declaração dentro do prazo estará sujeito a multa por atraso. A multa será calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido. 

Além disso, o cidadão que deixar de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado ficará com seu CPF “pendente de regularização”.

Restituições

O primeiro lote já será pago nesta terça (31), para os contribuintes prioritários, com idade igual ou superior a 60 anos, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, aos contribuintes portadores de deficiência física ou mental, aos portadores de moléstias graves e aos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Neste lote, foram contemplados 154.068 contribuintes baianos, referentes ao exercício de 2022, perfazendo um total de R$ 302.142.693,16. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores, para um total de 2.311 contribuintes baianos.

No total serão cinco lotes: 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário