• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mais de 100 pessoas ficam feridas em protesto na Cidade do México contra o governo de Claudia Sheinbaum

Mais de 100 pessoas ficam feridas em protesto na Cidade do México contra o governo de Claudia Sheinbaum

Outras 20 pessoas foram presas por crimes como roubo e agressão, de acordo com as autoridades

Por Da Redação
Às

Atualizado
Mais de 100 pessoas ficam feridas em protesto na Cidade do México contra o governo de Claudia Sheinbaum

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um protesto no sábado (15) contra a violência e o governo da presidente Claudia Sheinbaum deixou ao menos 120 pessoas feridas na Cidade do México, no México. De acordo com as autoridades, 100 policiais estão entre os feridos e 20 pessoas foram presas por crimes como roubo e agressão.

As manifestações, que ocorreram em várias cidades do país, foram organizadas por grupos de jovens e reuniram milhares de pessoas que protestavam contra os crimes de grande repercussão. Um dos casos que foi referenciado pelos protestantes é o assassinato do prefeito de Uruapan, Calos Manzo.

Porta-voz de medidas mais duras e energéticas contra os cartéis de drogas, Manzo acabou sendo baleado durante um festival de Dia dos Mortos, em 1º de  novembro. Nos protestos, os participantes usaram faixas com os dizeres “Somos todos Carlos Manzo” e chapéus de caubói em sua homenagem. 

Os manifestantes chegaram a derrubar parte da barreira que protegia o Palácio Nacional, local onde Claudia reside. Como forma de conter a multidão, os policiais utilizaram gás lacrimogêneo. 

O que diz Claudia Sheinbaum

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que as manifestações foram financiadas por políticos de direita que fazem oposição ao governo. Ela ainda disse que os participantes devem estar cientes sobre quem organizou o protesto, com o objetivo de não serem usados por outras pessoas. 

"Concordamos com a liberdade de expressão e a liberdade de manifestação se houver jovens com reivindicações, mas a questão aqui é quem está promovendo a manifestação", disse em coletiva de imprensa.

A chefe do executivo ainda afirmou que os protestos foram promovidos por robôs online. 

Claudia Sheinbaum, em seu primeiro ano de mandato, mantém índices de aprovação acima dos 70% e tem atuado contra os cartéis, inclusive obtendo progressos no combate contra o tráfico fentanil. Contudo, ela é criticada  por não conseguir conter a violência, além da falta de boa relação com países vizinhos.   
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário