Mais de 15 milhões das vacinas de Oxford devem chegar ao Brasil ainda em dezembro, afirma Ministério da Saúde
No total, serão enviadas 100 milhões de doses que serão distribuídas em três etapas
Foto: Divulgação
O Governo Federal, através do Ministério da Economia, afirmou nesta terça-feira (28), que fechou um acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina de Oxford, voltada para a imunização contra a covid-19. Atualmente, a vacina está em fase de testes no país e é elaborada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em entrevista à CNN Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Correia, disse que o envio dos lotes serão divididos em três etapas e que a primeira, com 15,2 milhões, deve chegar ainda em dezembro deste ano. Ele também revelou que as doses posteriores serão enviadas entre janeiro a abril.
“Fechamos acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina em três lotes. O número se baseia na campanha de vacinação contra a influenza no Brasil. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses chega entre março e abril. Se todos os estudos derem certo, nós iremos iniciar a campanha de vacinação em dezembro”, afirmou o secretário.
De acordo com o secretário, caso a vacina apresente resultados positivos de eficácia, o primeiro grupo a ser vacinado será o de idosos, seguido pelos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença.
Arnaldo Correia também respondeu sobre a possibilidade de efetivar a vacinação ainda este ano. "A gente espera que sim, esse é o nosso sonho. Estamos trabalhando arduamente para isso".