Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher novo presidente da República
Cargo é disputado entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/TV Globo
Mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar retornam às urnas eletrônicas neste domingo (30) para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos. No entanto, em 12 unidades da Federação, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente.
Horário
Uma das novidades das eleições deste ano foi a unificação do horário de votação em todo o país. Assim como aconteceu no primeiro turno, hoje todas as seções eleitorais funcionam das 8h às 17h do horário da capital federal. Portanto, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário de Brasília.
A mudança foi estabelecida por uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669. A determinação atinge todos os municípios do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.