Coronavírus

Mais de 2 mil menores de idade aparecem em lista de vacinados do Ministério da Saúde

Entre os vacinados, estão três motoristas de ambulância com menos de 18 anos

Por Da Redação
Ás

Mais de 2 mil menores de idade aparecem em lista de vacinados do Ministério da Saúde

Foto: Reprodução / Bruno Concha/Secom

O banco de dados do Ministério da Saúde lista como vacinadas, 2.355 pessoas com menos de 18 anos. A princípio, a vacinação para esse grupo não é permitida, já que nem a CoronaVac, nem o imunizante da Oxford/AstraZeneca foram testados em menores de idade. As inconsistências de idade não são as únicas no banco de dados. 

No último domingo (21), uma análise de dados feita pelo O Globo revelou que 19% dos vacinados foram identificados como preto ou pardos. Até aquele momento, 1 a cada 4 das pessoas imunizadas não tinham sua cor identificada. O recorte por cor é considerado importante porque é um marcador que, no Brasil, reflete também questões sociais e econômicas.

A lista de vacinados também apresenta algumas situações curiosas, como o caso de três motoristas de ambulância de 5, 9 e 10 anos, respectivamente, que receberam a imunização, de acordo com o registro. Procurada pelo jornal, a pasta não informou se de fato, menores de idade foram mesmo vacinados ou se os dados de idade e data de nascimento de adultos foram inseridos de forma errada.

"No cadastro de pessoas vacinadas, devem ter erros de registro e cada município, estado e nível federal deve analisar os resultados possivelmente errados. Acredito que a hipótese mais provável seja essa, e não de fraude. A probabilidade de menores de 18 anos serem vacinados acho que é muito baixa", afirmou José Cássio de Moraes professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário