Mais de 2 mil menores de idade aparecem em lista de vacinados do Ministério da Saúde
Entre os vacinados, estão três motoristas de ambulância com menos de 18 anos
Foto: Reprodução / Bruno Concha/Secom
O banco de dados do Ministério da Saúde lista como vacinadas, 2.355 pessoas com menos de 18 anos. A princípio, a vacinação para esse grupo não é permitida, já que nem a CoronaVac, nem o imunizante da Oxford/AstraZeneca foram testados em menores de idade. As inconsistências de idade não são as únicas no banco de dados.
No último domingo (21), uma análise de dados feita pelo O Globo revelou que 19% dos vacinados foram identificados como preto ou pardos. Até aquele momento, 1 a cada 4 das pessoas imunizadas não tinham sua cor identificada. O recorte por cor é considerado importante porque é um marcador que, no Brasil, reflete também questões sociais e econômicas.
A lista de vacinados também apresenta algumas situações curiosas, como o caso de três motoristas de ambulância de 5, 9 e 10 anos, respectivamente, que receberam a imunização, de acordo com o registro. Procurada pelo jornal, a pasta não informou se de fato, menores de idade foram mesmo vacinados ou se os dados de idade e data de nascimento de adultos foram inseridos de forma errada.
"No cadastro de pessoas vacinadas, devem ter erros de registro e cada município, estado e nível federal deve analisar os resultados possivelmente errados. Acredito que a hipótese mais provável seja essa, e não de fraude. A probabilidade de menores de 18 anos serem vacinados acho que é muito baixa", afirmou José Cássio de Moraes professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.