Mais de 260 cidades brasileiras recebem alerta do Inmet para temperatura extrema no final de semana
Temperatura em Salvador passará dos 30º graus
Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temperaturas extremas para 263 cidades no Brasil, sendo a maioria no estado do Mato Grosso, além de outras em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Outras unidades que também estão sob alerta de "perigo" são o Acre, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo.
O aviso foi emitido por causa da onda de calor, que representa risco à saúde por poder elevar a temperatura 5°C acima do esperado para essa época do ano. O alerta tem validade até este domingo (22).
A faixa de calor mais intensa neste fim de semana se estende desde a região central do Mato Grosso, passa pelo Tocantins, e chega à região Nordeste. As temperaturas elevadas também serão sentidas em Palmas e Teresina (38°C de máxima). Das demais capitais da região, no entanto, apenas Salvador (31°C) e São Luís (33°C) também superaram a marca dos 30°C no sábado. No domingo, Teresina pode marcar 37°C.
No Sudeste, o tempo abafado vem acompanhado de pancadas de chuvas que devem continuar ao longo do final de semana. Na cidade do Rio, as máximas não passam dos 25°C, ficando acima apenas de Florianópolis (22°C) e Curitiba (21°C), na região Sul, e de São Paulo (21°C). Todas estas capitais devem ter céu nublado e chuva fraca ao longo de todo o sábado, com pancadas de chuvas durante o dia.
Em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 44°C, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Campo Grande a chuva vem com mais intensidade e acompanhada de raios, mas as máximas não superam os 35°C. A previsão é a mesma para Goiânia, que terá máxima de 36°C, e para Brasília, com máxima de 31°C.
Na região Norte, as temperaturas serão altas em todas as capitais. No sábado, Macapá, com máxima de 34°C, Belém e Rio Branco, 35°C, serão as cidades em que o calor será menos intenso. Boa Vista pode registrar 37°C no domingo.