• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mais de 3,3 mil focos de incêndios florestais foram registrados na Bahia em 2024

Mais de 3,3 mil focos de incêndios florestais foram registrados na Bahia em 2024

Profissionais informam que 95% dos casos são gerados por ação humana

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Mais de 3,3 mil focos de incêndios florestais foram registrados na Bahia em 2024

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

A Bahia registrou 3.356 ocorrências de incêndios florestais entre janeiro e agosto deste ano. Segundo dados do Sistema de Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o estado é o segundo da região Nordeste com maior número de focos de incêndios nesse período, atrás apenas do Maranhão, que tem 6.871 registros.

Os dados do Programa Queimadas do Inpe detalham que, só em agosto, foram contabilizados 785 focos de queimadas na Bahia, sendo 506 deles sendo na região oeste. Especialistas do Corpo de Bombeiros apontam que, em 95% dos casos, o fogo é provocado pela ação humana. 

Uma pequena parte dos incêndios é intencional, ateado para gerar queimadas. A maior parte, no entanto, é causada por imperícia e imprudência – especialmente na tentativa de queimar lixo ou fazer o chamado aceito, que é quando donos de terrenos fazem a limpeza de matos altos com o fogo. Com o tempo e a vegetação secos, as chamas acabam perdendo o controle e se expandem rapidamente, sem condições para conter. 

Também de acordo com o Inpe, a região oeste é a que mais sofre com os incêndios, que se concentram nos municípios de Muquém do São Francisco, Barreiras, Formosa do Rio Preto, São Desidério e Cocos. 

Em caso de ocorrência de queimada ou incêndio florestal a instrução é ligar para os bombeiros através do número 193, indicando a localização exata com um ou mais pontos de referência. As denúncias em caso de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, pelo e-mail denú[email protected] e diretamente nos balcões do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário