Coronavírus

Mais de 37% dos mortos por Covid-19 em hospitais não chegaram à UTI em 2021

Levantamento foi realizado pelo jornal O Globo

Por Da Redação
Ás

Mais de 37%  dos mortos por Covid-19 em hospitais não chegaram à UTI em 2021

Foto: Agência Brasil

Uma análise realizada pelo jornal O Globo, com base nos dados do Sivep-Gripe, sistema usado pelo Ministério da Saúde para monitorar as internações nas redes pública e privada, aponta que mais de 28 mil brasileiros morreram por complicações causada pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nos hospitais do país sem passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total das mortes já registradas, 38%,  segundo o jornal,  são de pacientes que não chegaram ao tratamento intensivo em 2021, sendo quase 40% entre 14 a 20 de março.

Nos dados analisados pelo jornal foram considerados pacientes já classificados como de Covid-19, a maioria, e os que receberam provisoriamente o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não específica, mas que, seguindo metodologia da, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traziam sintomas indicativos da doença. De acordo com o cientista da USP de Ribeirão Preto, Domingos Alves, o cenário de mortes fora das UTIs atesta que os sistemas de saúde dos estados já entraram em colapso. 

Segundo ele, esse número era elevado no auge da primeira onda, decresceu ao longo de 2020 e explodiu com o aumento da transmissão registrado a partir de dezembro. De meados de janeiro a meados de fevereiro deste ano, quando os sistemas de saúde da região Norte entraram em colapso, a proporção de pacientes que morreram sem passar pela UTI passou de 50%. Nos Estados do Amazonas, Roraima e Acre, ela chegou a 60%.

Atualmente, os números são maiores no Sul. Em Santa Catarina, há quatro semanas o índice não baixa de 53%. No Rio Grande do Sul, ela ultrapassou os 50% no começo de março. Nos últimos dados disponíveis, o Rio de Janeiro tem 35%, e São Paulo, 41% de mortes entre pacientes com Covid-19 fora da UTI. Na última sexta-feira (26), um  levantamento exclusivo feito pelo jornal  mostrava pelo menos 5.432 pessoas aguardando vaga em UTIs para Covid-19 em todo o Brasil. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.