Mais de 38 milhões de brasileiros não possuem biometria registrada na Justiça Eleitoral
Ausência da biometria não impedirá a votação deste ano
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Mais de 38 milhões de brasileiros ainda não possuem a biometria registrada na Justiça Eleitoral, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ausência da biometria não impedirá a votação deste ano.
A necessidade de identificação e o cadastro da digital foram suspensos para as eleições de 2020, a fim de evitar aglomerações e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. Até o momento não há previsão sobre o retorno do serviço.
Em nota, o tribunal informou que o eleitor deve ter em mãos um documento válido com foto para poder registrar sua escolha. Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, pois o app mostra a foto do usuário.
Atualmente, cerca de 75% de todos os eleitores possuem biometria cadastrada. O objetivo da adoção da tecnologia é reduzir significativamente a intervenção humana no processo eleitoral. A ideia é que a urna só autorize a votação quando o leitor biométrico identificar as impressões digitais do eleitor.
A Justiça Eleitoral espera alcançar a marca de 100% dos eleitores com o cadastro biométrico regularizado até 2026.