• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 42 mil pessoas não estariam presas se limite de porte de maconha fosse de 25 gramas
Brasil

Mais de 42 mil pessoas não estariam presas se limite de porte de maconha fosse de 25 gramas

Ministros do STF votam hoje qual a quantidade que diferencia usuário de traficante

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Mais de 42 mil pessoas não estariam presas se limite de porte de maconha fosse de 25 gramas

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Mais de 42 mil pessoas não estariam presas caso o porte de até 25 gramas de maconha fosse considerado de uso pessoal. Os dados são do Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A libertação dos 42.631 detentos poderia significar uma economia de R$ 1,3 bilhão por ano para o Estado. 

Se adotado o limite de até 100 gramas de maconha e 15 gramas de cocaína, 67.583 pessoas poderiam ser beneficiadas, o que corresponderia a uma economia de quase R$ 2,1 bilhões por ano. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na terça-feira (25), que não é crime portar maconha para uso pessoal. Pelo menos oito dos 11 ministros foram a favor de tratar o porte de maconha como ato ilícito, sem natureza penal. 

Nesta quarta-feira (26), os ministros votam qual é a quantidade que diferencia usuário de traficante. Até o momento, a proposta de maior apoio é a do ministro Alexandre de Moraes, que sugeriu 25 a 60 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário