• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mais de 5,5 mil estudantes já usam chips para estudar durante pandemia
Bahia

Mais de 5,5 mil estudantes já usam chips para estudar durante pandemia

Ação vai beneficiar mais de 30 mil alunos de 101 escolas da capital baiana

Por Da Redação
Ás

Mais de 5,5 mil estudantes já usam chips para estudar durante pandemia

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou nesta quarta-feira (5), que mais de 5,5 mil estudantes já pegaram os chips com pacote de dados para acesso às aulas gratuitas e virtuais da Escola Mais. A ação, que começou em julho, vai beneficiar mais de 30 mil alunos que cursam o Ensino Fundamental II e os anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 101 escolas da capital baiana.

A medida é uma das alternativas oferecidas pela prefeitura para que os estudantes não fiquem sem aprender durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O estudante que ainda não pegou o chip de acesso à internet deve entrar em contato com a escola onde estuda para agendar o melhor dia e horário para a retirada. 

Segundo o estudante Brian Silva, de 15 anos, no primeiro momento ele estava assistindo às aulas da rede municipal pela televisão, até que, na última sexta-feira (31),  recebeu o chip. “Está sendo ótimo, eu estou gostando muito. Agora, eu posso assistir às aulas sem ocupar a televisão, e em um ambiente mais adequado, no quarto, por exemplo. Eu estou aprendendo muito com esse método a distância. Uma das aulas que eu mais gosto é a de Ciências”, disse.

De acordo com a  avó de Brian, Jussara Santos, de 57, a ferramenta é de extrema importância para manter os jovens ocupados. “É essencial. Ele ocupa a mente e não interrompe o aprendizado. Acho até que ele presta mais atenção do que quando estava em sala de aula. Brian não me dá trabalho, ele faz todas as tarefas e nunca perdeu de ano”. 

Como usar

O estudante que receber o chip deve baixar o aplicativo Smed Conectada disponível no site da secretaria. O acesso à internet se dá por esse aplicativo, instrumento que proporciona o uso adequado da tecnologia. 

Aulas pela TV

Sabendo que nem todos os estudantes têm acesso à internet, a Prefeitura providenciou alternativas para ampliar o alcance das aulas. Além do chip, as crianças, jovens e adolescentes podem ter acesso aos conteúdos educativos nos canais de televisão 4.2 e 4.3.

A medida é fruto de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Escola Mais, unidade educacional de São Paulo que é referência em ensino digital para Fundamental II e Médio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário