Mais de 60 pessoas foram hospitalizadas na Bahia após contatos com escorpião em 2024
Ambiente mais comum para esse tipo de ocorrência são as fazendas, aponta Sesab
Foto: Divulgação/MinistériodaSaúde
A Bahia registrou 64 pessoas hospitalizadas após serem picadas por escorpiões, em 2024. Destes casos, seis morreram. A maioria das ocorrências não tiveram o local especificado, porém, dentre os locais identificados, a fazenda era o ambiente mais comum. Esse foi o local onde a apresentadora, Ana Maria Braga, de 75 anos, foi picada e teve que ser hospitalizada às pressas.
Conforme os dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número parcial dos casos registrados em 2023 até julho do ano passado teve um acréscimo de 94 registros. Se comparados os meses já completos, de janeiro a junho de 2023 foram 10.387 casos, contra 10.481 do mesmo período de 2024.
Um dos motivos levantados por especialistas para o aumento de casos de picada de escorpião é a facilidade na qual o inseto se reproduz. Os verões da Bahia, cada vez mais quentes, podem contribuir para a reprodução desses animais. A alimentação deles se baseia em, principalmente, baratas. Então, o lixo exposto, ralos abertos, quintais sujos, blocos e madeiras acumulados, somado com as altas temperaturas, cria-se o ambiente perfeito para a proliferação.