Eleições

Mais de 75% dos eleitores poderão votar por meio do cadastro biométrico este ano

Cidadãos que não concluíram o processo ainda poderão votar; recolhimento de digitais deve ser finalizado até 2026

Por Da Redação
Ás

Mais de 75% dos eleitores poderão votar por meio do cadastro biométrico este ano

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Mais de 118 milhões de cidadãos, o equivalente a 75,52% do total de eleitores, poderão votar nas eleições gerais de outubro por meio de cadastro biométrico, sistema que verifica eletronicamente as impressões digitais e liberar a urna para votação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a grande vantagem da biometria é a segurança, já que impede que uma pessoa vote no lugar da outra. Devido à pandemia, o recolhimento de digitais foi interrompido e só deve ser concluído em 2026, segundo projeção do TSE.

Dos 571 municípios, 4510 já estão aptos a identificar eleitores pelo sistema de digitais, 243 ainda não iniciaram a coleta dos dados e 998 começaram mas não concluíram o cadastramento dos eleitores. Na região Sudeste, que concentra os maiores colégios eleitorais do País, é onde se encontram os estados mais atrasados na coleta dos dados biométricos. Em Minas Gerais, apenas 51% dos eleitores possuem a biometria cadastrada.

Os eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico poderão votar nas eleições, através do método tradicional, que envolve o trabalho dos mesários na conferência do documento de identificação oficial com foto e na preparação da urna para receber o voto.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.