Economia

Mais de 90% das mães brasileiras são responsáveis pelo orçamento familiar

Pesquisa mostra que maioria já precisou recorrer a formas de obter ganhos extras

Por Da Redação
Ás

Mais de 90% das mães brasileiras são responsáveis pelo orçamento familiar

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa da Serasa, feita em parceria com o instituto Opinion Box, aponta que mais de 90% das mulheres com filhos têm responsabilidade ao lidar com o orçamento familiar. Ao analisar as diferentes conjunturas dos lares brasileiros, as mães solteiras, viúvas e divorciadas são, em maioria, as únicas provedoras das residências, encarregadas de cuidar dos filhos e dar conta de todas as despesas.

De acordo com o levantamento, 48% das mães solteiras, que declararam possuir pelo menos um filho, não possuem companhia para dividir as finanças e são, portanto, as responsáveis exclusivas por arcar com os gastos familiares. No caso de mães divorciadas e viúvas, os números são ainda maiores, atingindo 65% e 57% dessas parcelas de respondentes, respectivamente.

“As mães casadas representam a única fatia entre as participantes com filhos que possuem maior parcela de ajuda para manter a família financeiramente (32%)”, explicou Patrícia Camillo, gerente da Serasa. 

“Sem apoio, as mulheres se tornam fonte de renda para manter a família e quitar as contas que chegam todos os meses. Cada vez mais empoderadas também no mundo das finanças, os dados refletem o perfil dessa mãe brasileira que atua ativamente para gerir as finanças da casa sozinha”, completa.

A pesquisa mostra ainda que a maioria das entrevistadas já recorreu a algum “bico” ou trabalho informal para complementar a renda. Em relação ao grupo de mães solteiras, 84% revelam já ter procurado formas de obter ganhos extras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.