Mais de R$1 milhão será destinado a edital para mulheres comunicadoras na Bahia
Elas à frente na Comunicação foi lançado com a presença da escritora Conceição Evaristo
Foto: Thuane Maria/GOVBA
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) anunciou, na última sexta-feira (12), um investimento de R$1,5 milhão para fomentar o empreendedorismo entre mulheres comunicadoras na Bahia. O edital Elas à frente na Comunicação foi lançado durante o Encontro Elas à Frente na Comunicação - Promoção e Difusão de Direitos, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (SPGE), com a presença especial da linguista e escritora Conceição Evaristo.
A secretária das Mulheres do Estado,Elisangela Araújo, ressaltou a importância desta iniciativa: “Nossa secretaria tem como uma de suas políticas a inserção socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. O edital 'Elas à Frente' na Comunicação é um projeto de fomento voltado para apoiar a cadeia produtiva em que as comunicadoras estão inseridas, seja na produção de conteúdos, regulamentação de entidades ou aquisição de materiais que facilitem o trabalho das mulheres nos meios de comunicação. Além disso, queremos incentivar uma maior participação das mulheres na comunicação e na promoção de direitos”.
O edital está direcionado a comunicadoras de várias áreas, como jornalistas, relações públicas, assessoras de comunicação, radialistas, fotógrafas, artistas visuais e designers gráficos, com foco na comunicação para a promoção dos direitos e da diversidade. Luciana Mandelli, superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, destacou que “espera-se a criação de conteúdos que desmistifiquem a objetificação da imagem da mulher e a construção de estereótipos sexistas pela mídia. Também almejamos ampliar a participação e o acesso das mulheres às tecnologias da informação e comunicação”. Os recursos serão liberados em três fases até o final de 2026.
Durante a escuta pública, a SPM abriu um canal de comunicação para receber sugestões e contribuições através do e-mail [email protected]. A elaboração do edital incluirá um termo de referência com linhas a serem financiadas e a abertura de processo de chamamento público (MROSC).
Antes do lançamento do edital, Conceição Evaristo discursou sobre Escrevivência e a relevância das mulheres na comunicação. Na ocasião, foram homenageadas diversas mulheres negras comunicadoras, como Bárbara Carine, Carla Akotirene, Camila França, Ceci Alves, Cristiele França, Cleidiana Ramos, Dina Lopes, Ekedy Sinha, Georgina Mainart, Mabel Freitas, Marlupe Caldas, Maíra Azevedo (Tia Má), Majourie Moura, Mirtes Santa Rosa, Val Benvindo, Vânia Dias, Lorena Ifé, Wanda Chase e Silvana Oliveira.