Mais de um terço dos brasileiros tiveram redução de renda na pandemia, diz estudo
Aumento nas despesas, no entanto, cresceu
Foto: Agência Brasil
Dados de um levantamento feito pela Serasa e pelo Opinion Box apontam que pouco mais de um terço dos brasileiros tiveram redução de renda devido aos impactos da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a pesquisa “Pandemia e os Impactos Financeiros”, as pessoas entrevistadas relataram ter verificado também aumento nas despesas.
Para 34% dos brasileiros a renda diminuiu durante a pandemia, enquanto 41% dos consultados afirmaram não ter tido alteração. Entre os que registraram aumento de renda no período, a pesquisa aponta um crescimento de oito pontos percentuais: eram 17% em 2021 e, agora, são 25%.
Também cresceu em 63% o número de pessoas que afirmaram ter verificado aumento nas despesas. No entanto, mesmo com o aumento de gastos e a queda da renda, os brasileiros voltaram a pagar as contas em dia. O percentual de pontualidade subiu de 46% em 2021 para 51% em 2022.
Devido aos impactos financeiros, houve aumento no corte de gastos. Para passar a pandemia sem dívidas ou sem atrasar as contas, 51% dos entrevistados disseram ter cortado os gastos desnecessários, enquanto em 2021 eram 46% nessa situação.