MAM é palco de performance teatral “Nas Encruza”, do ator e dramaturgo baiano, Leno Sacramento
O acesso é gratuito

Foto: Reprodução
A Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia, Av. Contorno, s/nº - Solar do Unhão), em Salvador, se transforma em palco às 15:30h deste domingo (14), para a performance teatral ‘Nas Encruza’ do ator e dramaturgo baiano, Leno Sacramento (Bando de Teatro Olodum).
O acesso é gratuito e será complementado por uma leitura da publicação 'Para Desgraça - uma quarta para não esquecer'. O livro escrito por ele, relata uma abordagem policial que Leno sofreu em 2018 na Avenida Sete de Setembro, quando levou um tiro e foi parar no hospital. O título reproduz a fala do policial que o atingiu.
A performance integra a programação criada pela Pinacoteca do Beiru para o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM’ que ocupa a Galeria 3 desde outubro (2021), ação que se prolonga até a primeira semana de janeiro (2022).
‘Nas Encruza’ é inspirada no espetáculo ‘En(cruz)ilhada’ monólogo de Leno que aborda problemas recorrentes na sociedade baiana e brasileira. “Com essa performance seguimos apontando mais problemas que atingem diretamente o povo preto, dessa vez o julgamento precoce e suas causas, genocídio, solidão de gêneros e morte declarada aos candomblecistas”, explica Leno.
Sobre
Leno Sacramento é ator e professor de teatro. Estreou aos 19 anos no Bando do Teatro Olodum, participou da peça Erê, sendo efetivado no grupo e iniciando carreira. Atuou nos espetáculos Ópera dos três mirréis (1996) e Ópera dos 3 reais (1998), baseados em A Ópera dos três vinténs (Brecht/Weill), além de Cabaré da RRRRaça e Ó paí, ó! Nascido na Liberdade (Linha 8), Leno atuou nos filmes Cidade Baixa, Jardim das Folhas Sagradas, Besouro e Ó paí, ó!. Na televisão, participou da série Ó paí, ó, na Rede Globo.