Manchas de óleo que atingem região Nordeste chegam na Bahia
De acordo com Projeto Tamar, ao menos três pontos foram contaminados
Foto: João Arthur/Tamar
As manchas de óleo que atingem praias no Nordeste chegaram ao litoral norte da Bahia, na última quinta-feira (3). A informação foi divulgado pelo Ibama, a Marinha do Brasil e o Projeto Tamar, que atua na preservação de espécies marinhas em extinção na região.
Segundo o biólogo Cesar Coelho, diretor de Sustentabilidade da Fundação Pro-Tamar, há três pontos de contaminação. Dois deles ficam localizados na cidade de Jandaíra, município baiano onde ficam os povoados de Mangue Seco e Coqueiro. O terceiro está na localidade de Siribinha, no município de Conde. Não foram divulgadas maiores informações sobre o tamanho do espaço afetado e nem muito menos a perda de espécies na região.
Em nota oficial, a Marinha informou que ao tomar conhecimento do aparecimento de manchas de óleo na própria área de jurisdição, localizada no distrito de Mangue Seco, na Bahia, o Comando do 2º Distrito Naval encaminhou uma equipe de Inspeção Naval (IN) ao local, na tarde da última quinta-feira (3). Ainda de acordo a Marinha, a equipe da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) que está presente no local assegurou a presença de resíduos oleosos com caraterísticas visuais idênticas aos encontrados em outros estados nordestinos atingidos.