Mandetta assina artigo que reforça isolamento contra coronavírus

Ministro da Saúde publica relatório que diz que casos de Covid-19 no Brasil ainda vão subir

Por Da Redação
Ás

Mandetta assina artigo que reforça isolamento contra coronavírus

Foto: Reprodução/Poder360

Um dia após quase ser demitido, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assina, nesta terça-feira (7), um relatório técnico com um grupo de cientistas e técnicos do ministério para reforçar a importância do isolamento social contra o coronavírus no Brasil. Mandetta ainda alerta que mesmo com as medidas adotadas, “um aumento nos casos de covid-19 é esperado nos próximos meses”.

O primeiro autor do texto é o infectologista Julio Croda, pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Fiocruz, e que até o fim de março era diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do ministério. Também assinam o texto outros técnicos da pasta, como o secretário de Vigilância, Wanderson de Oliveira.

“Vários modelos matemáticos mostraram que o vírus potencialmente estará circulando até meados de setembro, com um pico importante de casos em abril e maio. Assim, existem preocupações quanto à disponibilidade de unidades de terapia intensiva (UTIs) e ventiladores mecânicos necessários para pacientes hospitalizados com covid-19, bem como a disponibilidade de testes de diagnóstico específicos, particularmente RT-PCR (o molecular, tipo mais preciso de exame) em tempo real, para a detecção precoce da covid-19 e a prevenção de transmissão subsequente”, escrevem os autores na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Croda afirmou ao Estadão, que foi coincidência o artigo ter saído o dia depois do desgaste entre o ministro e o presidente. O infectologista ainda ressaltou que os casos vão subir. “Vão subir os casos, mas ainda teremos capacidade de responder. Sem as medidas, porém, não teremos essa capacidade”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário