• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mapeamento online vai mostrar situação de todos os municípios brasileiros
Brasil

Mapeamento online vai mostrar situação de todos os municípios brasileiros

Iniciativa pioneira no Brasil deve iniciar as atividades em junho

Por Da Redação
Ás

Mapeamento online vai mostrar situação de todos os municípios brasileiros

Foto: Reprodução/G1

Uma plataforma online inédita no Brasil vai mapear a cobertura da vacinação em todos os municípios brasileiros a partir do próximo dia 19 de junho. Com esse mapeamento, será possível saber, por cidade, o grau de vulnerabilidade, no que se refere a vacinas. O site foi projetado para elaborar mapas de vulnerabilidade acessíveis ao público em geral. Para os pesquisadores, a iniciativa é ainda mais oportuna no atual cenário de pandemia, em que a importância da vacinação é evidenciada pelo anseio popular por uma vacina contra o coronavírus.

No site, serão disponibilizados mapas com os dados da cobertura vacinal de crianças menores de dois anos dos 5.570 municípios do Brasil. O site será lançado, inicialmente, com dados referentes a 2016. Os pesquisadores vão, gradualmente, atualizar as informações com os números dos anos seguintes. Segundo a equipe, o trabalho é interdisciplinar, ou seja, envolve diversas áreas do conhecimento para apresentar os conteúdos de modo atrativo.

Houve até um estudo de cores para identificação nos mapas. A fim de proporcionar maior compreensão sobre o assunto, todas as doenças englobadas no trabalho têm uma breve descrição. Há, também, espaço direcionado às perguntas mais frequentes sobre a vacinação, além de informações sobre o grupo e o projeto. O Observatório das Vacinas tem como sede a UniSantos (Universidade Católica de Santos) e conta com uma equipe de 20 pesquisadores, composta por doutores e pós-doutores, professores universitários, alunos de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, e estudantes de graduação na iniciação científica.

A UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) são apoiadoras do projeto, que também conta com consultores externos do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo e do PNI (Programa Nacional de Imunizações), que fazem parte da Secretaria Estadual da Saúde. A professora Carolina Barbieri, também da UniSantos e cofundadora do projeto, explica que o objetivo do projeto é ir além. “A gente quis expandir para o prático”. Assim, tanto pais que queiram saber sobre a cobertura vacinal da região em que vivem, quanto stakeholders da área de saúde, conseguirão tirar proveito do conteúdo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário