Marca canadense-brasileira Core Case cria produtos a partir de resíduos retirados das praias do Sul do país
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Produtos populares, como vasos para plantas, lixeiras, mesas, banquetas e peças de vestuário, ou de uso mais específico, como os chamados marcos de sondagem de mineração e cases para transporte, estão sendo produzidos pela marca canadense-brasileira Core Case, com sede em Santa Catarina, a partir de resíduos de lixo recolhidos em praias do Sul do país. A coleta nas praias tem sido realizada por meio do projeto We Nature, iniciativa viabilizada pela marca em parceria com a ONG Eco Local Brasil, há cerca de dois anos.
Um dos produtos - o marco de sondagem, usado para sinalizar atividades na mineração - reflete a própria natureza da Core Case, que nasceu nessa área. O marco de sondagem convencional é feito de concreto. "A peça precisa ser feita de um material resistente para cumprir o seu papel. O nosso produto é feito a partir da compressão dos resíduos encontrados no lixo, cumpre a mesma função e tem o mesmo custo do concreto", explicao geólogo e diretor da marca, Daniel Bortowski Carvalho.
O produto acaba de chegar ao mercado e levou cerca de um ano para ser desenvolvido. Em junho, a peça será apresentada ao mercado internacional na Prospectors & Developers Association of Canada (PDCA), considerada a feira mais importante do mundo no setor de pesquisa mineral.
“No ano passado, a ação de limpeza das praias e encostas resultou numa coleta de 43 toneladas de lixo”, conta o gerente Eduardo do Rosário.