Marcas Honor e Oppo anunciam investidas no mercado Brasileiro de smartphones
Honor planeja importar aparelhos a partir de abril, enquanto Oppo se prepara para uma forte expansão com rede de distribuição e parceiros locais
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Duas gigantes chinesas, Honor e Oppo, estão delineando estratégias ambiciosas para conquistar o mercado brasileiro de smartphones, revelaram fontes ao NeoFeed.
A Honor, spin-off da Huawei, está finalizando seus planos para entrar no Brasil, após ter se tornado líder de vendas na China. A empresa já contratou dez profissionais e busca expandir sua equipe no país. A expectativa é iniciar a importação de aparelhos a partir de abril. A homologação na Anatel e a presença em redes sociais brasileiras indicam a seriedade da investida.
A marca, que surgiu em 2020 após a venda da operação de celulares da Huawei, mira uma ampla gama de dispositivos, mas inicialmente focará em smartphones para o mercado brasileiro. O modelo homologado, Honor X8a, é um indicativo do portfólio que a empresa trará para os consumidores locais.
A Oppo, que já anunciou sua operação no Brasil no segundo semestre de 2023, está acelerando seus planos após um período de testes. A empresa visa construir uma sólida rede de distribuição, trazendo parceiros chineses que se associarão a empresas locais para a distribuição dos aparelhos. Ao contrário do modelo usual, a Oppo busca uma grande rede de distribuição em vez de um parceiro exclusivo.
A estratégia inclui importação de aparelhos e uma forte presença nacional. A Oppo, parte do grupo BBK Electronics, que inclui marcas como Vivo e Realme, pretende competir diretamente com gigantes estabelecidas no mercado brasileiro, como Samsung, Motorola e Apple.
O avanço das fabricantes chinesas, incluindo Xiaomi, tem causado impacto no mercado brasileiro, liderado por Samsung e Motorola. O crescimento dessas marcas preocupa fabricantes locais, que enfrentam um cenário onde o mercado ilegal de smartphones cresce consideravelmente, representando 17% das vendas em 2023, segundo a IDC.