Vídeo: Marcelo Werner diz que operação contra crimes violentos na Bahia acontecerá por tempo indeterminado
Segundo o secretário, nova ação integrada reforça policiamento em locais estratégicos da capital baiana
Foto: Farol da Bahia
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, anunciou que a Operação Hórus, iniciada nesta terça-feira (22), será realizada por tempo indeterminado. A ação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo em Salvador, visando reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios, além de coibir outras práticas criminosas na capital.
Ao ser questionado se a operação foi motivada pelos recentes crimes registrados na capital baiana e na Região Metropolitana, Werner afirmou que a SSP-BA tem monitorado toda a dinâmica criminal, que, devido às disputas territoriais entre facções, resultou em mortes violentas no estado.
"Percebemos, a partir das últimas ações, que essas disputas de território entre facções geraram muitas mortes violentas. Por isso, a Polícia Militar reforçará o patrulhamento em áreas mapeadas pela inteligência, onde ocorrem os confrontos e a população é aterrorizada pela violência das facções", explicou o secretário.
Werner também afirmou que o efetivo policial será ampliado para intensificar a presença de agentes em locais estratégicos, com foco na prevenção de crimes contra a vida e o patrimônio, além de combater o tráfico de drogas. Essas localidades, no entanto, não foram reveladas.
Ação Integrada
A Operação Hórus envolve equipes de unidades especializadas, incluindo as conhecidas como "Caatingas". A ação mobilizará policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) e de outras unidades especializadas.
Todas as equipes da PM terão o suporte de uma frota de viaturas, incluindo aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer), além de recursos tecnológicos e informações estratégicas do setor de inteligência policial. O planejamento detalhado da Operação Hórus leva em consideração a mancha criminal das regiões.
Veja declaração na íntegra: