• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Margareth Menezes e Nikima são coroados reis do ‘Palhaços do Rio Vermelho’ neste domingo

Margareth Menezes e Nikima são coroados reis do ‘Palhaços do Rio Vermelho’ neste domingo

A cerimônia acontece no Parador Z1

Por Da Redação
Ás

Margareth Menezes e Nikima são coroados reis do ‘Palhaços do Rio Vermelho’ neste domingo

Foto: Reprodução / UOL

Figura marcante na consolidação dos ‘Palhaços’ desde os início dos ‘Mascarados’, Margareth Menezes explicou que a ligação dos dois projetos é histórica, destacando a parceria com Ruy Santana, fundador do grupo pré-carnavalesco que busca resgatar a proposta de um bando anunciador no Rio Vermelho, como nos antigos carnavais. 

“Esse projeto lindo já acontece já há alguns anos. Eu o conheço através do meu querido Ruy, que sempre foi muito parceiro, mesmo antes dos Mascarados. Eles [os Palhaços] participaram e até hoje continuam participando, e entendem o que nós queremos. O projeto deles tem o mesmo perfil da alegria, da fantasia, da alegoria, da diversidade”, pontuou.

O cantor Nikima, que acompanhou a fundação e o crescimento dos ‘Palhaços do Rio Vermelho’, atribui sua escolha como rei da agremiação à sua contribuição artística na capital, sobretudo na época da atuação na banda Lampirônicos, do qual foi vocalista, além das iniciativas culturais e artísticas realizadas em parceria com Ruy Santana. Na cerimônia, ele promete partilhar do momento de alegria com o público e rememorar a figura de Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil.

“Na festa, o rei e a rainha tem a total liberdade para se esbaldar e celebrar com alegria, junto com toda a palhaçada. Temos um rei uma rainha pretos em tempos de grandes retrocessos no Brasil. 2020 será um reinado marcado pela lembrança da importância da figura histórica do nosso palhaço Benjamin de Oliveira, o nosso primeiro MOMO, um guerreiro da arte do sorrir.” comemorou, fazendo referência ao seu single MOMO, lançado em novembro do ano passado, em homenagem à Benjamin. 

Edição comemorativa

Além da cerimônia de coroação, quem prestigiar o ensaio geral vai contar as apresentações de Micro Trio e de O Povo Pediu. Para ajuda no custeio das comemorações dos 10 anos dos ‘Palhaços’, uma edição comemorativa da camisa do grupo será lançada no evento, com custo de R$ 40.

“Tudo o que acontece no ensaio geral é revertido para a gente transformar a realidade do desfile. A gente sai com livro de ouro até hoje, pedindo de porta em porta ao comércio. As pessoas que são daqui conhecem o nosso processo e nos apoiam. Você não precisa de camisa para estar dentro do ‘Palhaços’. O ‘Palhaços’ não têm cordas e é completamente aberto”, pontuou Ruy Santana, acrescentando que a expectativa de público no desfile deste ano é de cerca de 7 mil pessoas, tendo como base o cortejo de 2019.

Nesta edição, serão homenageados o produtor de cinema baiano Macarra Viana, falecido em setembro do ano passado e a casa noturna a Borracharia, localizada no Rio Vermelho. O desfile dos ‘Palhaços’ ocorre no dia 8 de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário