Margareth Menezes se irrita e manda presidente da Fundação Palmares apagar foto com apoiador do Hamas, diz coluna
Imagem foi compartilhada nos perfis oficiais da Fundação Palmares nas redes sociais
Foto: Reprodução
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, expressou indignação com a publicação de uma foto mostrando o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, ao lado de Sayid Tenório, conhecido apoiador do grupo Hamas. As informações foram divulgadas pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles. A imagem foi compartilhada nos perfis oficiais da Fundação Palmares nas redes sociais.
Sayid Tenório, anteriormente apoiador do grupo terrorista Hamas, foi demitido de um cargo na Câmara após celebrar ataques a Israel em outubro de 2023.
A foto de Rodrigues e Tenório foi publicada nos perfis oficiais da Fundação Palmares nas redes sociais na última quarta-feira (21/2), data em que eles se encontraram na sede da fundação. Sayid Tenório foi recebido enquanto presidente do Centro Islâmico de Brasília. As postagens já foram apagadas e a reunião não consta mais na agenda do presidente da Palmares.
Margareth soube ontem (26) à noite da divulgação da foto e telefonou para João Jorge Rodrigues. Ela repreendeu o presidente da Palmares e mandou apagar o conteúdo. Rodrigues disse não saber do histórico de Sayid Tenório e excluiu a postagem.
A ministra ficou particularmente irritada porque já tinha passado orientação no ministério de que não queria ver subordinados se envolvendo nesse tema, que não é relacionado à pasta que ela comanda.
Ex-assessor da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara, comandada pelo deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), Sayid Tenório comemorou os ataques do Hamas em território israelense, que deixaram cerca de 1,2 mil mortos em 7 de outubro, e chegou a zombar de uma das mulheres israelenses sequestradas pelos terroristas. Ele foi demitido pelo parlamentar.