Marinha da China resgata 6 brasileiros de uma mesma família da guerra no Sudão
Entre os brasileiros, também há outros 272 chineses e 214 estrangeiros
Foto: Reprodução
Um navio da Marinha da China resgatou no final de semana um grupo de chineses e estrangeiros do Sudão. Entre os retirados, estão seis brasileiros de uma mesma família. A informação foi divulgada inicialmente pela rede estatal CCTV.
De acordo com o telejornal da rede, o navio levou 493 cidadãos, entre 272 chineses e 221 estrangeiros, até o porto de Jeddah, na Árabia Saudita.
No site da emissora há ainda falas dos brasileiros, que não foram identificados, elogiando a atuação da Marinha chinesa. “A Marinha não apenas providenciou quarto para nós, mas também nos perguntou o que gostaríamos de comer, quais restrições temos e que tipo de ajuda precisamos. Estamos muito emocionados e agradecemos muito", diz um dos brasileiros.
Na última semana, o Itamaraty informou que estava em contato com os 21 brasileiros que estariam no Sudão. “O governo brasileiro tem mantido coordenação com outros países que também têm cidadãos em território sudanês sobre ações coordenadas de evacuação, a serem implementadas tão logo as condições de segurança permitam", diz o texto divulgado.
Os conflitos entre as unidades do Exército leais ao general Abdel Fattah al-Burhan, chefe do Conselho Soberano do governo de transição do Sudão, e as Forças de Apoio Rápido paramilitares (FAR), lideradas pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, iniciaram no dia 15 de abril.