Marinha lança novo submarino com capacidade de ficar até cinco dias imerso no mar
Chamado de 'Humaitá', gigante pode acomodar até 35 tripulantes; conheça
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil lança, na manhã desta sexta-feira (12), o mais novo submarino da corporação. Chamado de 'Humaitá', o submergível estava em construção desde 2008 e será o segundo dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Classe “Riachuelo”, em parceria com o governo da França.
O submarino terá 71,6 metros de comprimento, 6.2 metros de diâmetro e tem capacidade para acomodar uma tripulação de até 35 pessoas, sendo oito oficiais e 27 praças. Projetado pela empresa Naval Group, a sua construção contou com a participação de diversos engenheiros brasileiros.
Entre outras curiosidades sobre o “Humaitá”, a embarcação pode deslocar até 1.710 toneladas na superfície e 1.870 toneladas quando está submerso. Além disso, atinge uma velocidade máxima de cerca de 37 quilômetros por hora e tem capacidade de permanecer submerso por até cinco dias.
Para sustentar suas operações, o submarino conta com um sistema de geração de energia composto por quatro motores a diesel e outros quatro geradores. Além disso, o gigante conta com um sofisticado sistema de sensores acústicos e radares, e é capaz de carregar armas mais tradicionais, como torpedos, mísseis antinavio e minas.