Marinha terá primeiro navio polar construído no Brasil
Cerimônia que marca início da construção será realizada nesta terça (17)

Foto: Divulgação
A Marinha do Brasil realiza nesta terça-feira (17) a cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio polar a ser construído no Brasil. O evento ocorrerá em Aracruz, no Espírito Santo, e contará com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Com um custo aproximado de R$ 692 milhões, o navio polar Almirante Saldanha será construído pelo estaleiro Jurong Aracruz e foi projetado para substituir uma das duas embarcações do tipo em atividade hoje. A previsão é que ele entre em operação a partir de outubro de 2025.
De acordo com a Marinha, o navio será equipado com uma das mais avançadas tecnologias quebra-gelo do mundo e representa um forte avanço para as missões brasileiras de exploração e pesquisa científica na Antártida.
O investimento no navio polar indica uma valorização pelo governo do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), projeto que existe há mais de quatro décadas e, além de consolidar a participação do Brasil no Tratado da Antártida como membro com poder de veto, viabiliza as pesquisas científicas nacionais no continente gelado.